terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Caminho da dor que desvendou talentos

por Sueli de Oliveira


Fernanda Martin Catarucci, professora de medicina chinesa leciona há um mês no Senac-Piracicaba no curso de massoterapia.

A medicina chinesa tem como base a teoria yin/yang e a teoria dos cinco elementos. É uma filosofia que trata além do corpo físico, afinal doenças são sempre resultados de desequilíbrios energéticos.


Para quem tem medo de massagens chinesas saiba que a técnica é bem parecida com a massagem indiana. A diferença está na pressão exercida pelo terapeuta, pois a obstrução de pontos energéticos é bem semelhante em ambos os métodos.

Fernanda cursava fisioterapia em São Paulo, onde mora, quando decidiu cursar também medicina chinesa. Foi motivada a conhecer melhor a arte pelo fato do irmão, que na época com apenas 14 anos, possuía a síndrome de Croin. Doença  que prejudica o funcionamento do intestino. Por anos de tentativas frustradas com a medicina ocidental, a família de Marcos Martin Catarucci, irmão de Fernanda, resolve tentar o artifício da medicina oriental. Após quatro anos de tratamento com acupuntura Marcos se vê totalmente curado.

E pelo caminho da dor Fernanda chegou a concluir não só seu curso de Fisioterapia como também a especialidade ocidental tão nobre. E atualmente defende seu mestrado em autocura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário