terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ovinocultura cresce no Brasil e busca aperfeiçoar produção


por Pamela Peruzzi 

Laboratórios móveis que oferecem tecnologia de ponta e pacotes de soluções para os criadores são a novidade
 

Com um mercado cada vez mais maior, a Ovinocultura vem ganhando destaque no Brasil por oferecer clima favorável e enorme extensão territorial. Nos bastidores do agronegócio já se fala que temos potencial para ser um dos maiores produtores mundiais de ovinos. Porém, como todo setor de criação de animais, existem as dificuldades e desafios a serem vencidos, principalmente no que diz respeito ao manejo do rebanho. A boa notícia é que também já existem soluções disponíveis de alta tecnologia e conhecimento, a fim de garantir a qualidade e produtividade do setor, o que acaba se tornando mais um incentivo para o crescimento da produção.

Um dos grandes entraves que afetam o rebanho de ovino é ligado às questões de manejo sanitário, que acabam causando doenças e afetando a produção. A principal doença é a verminose, que pode ser controlada por meio de exames periódicos. Um desses exames é o OPG (ovos por grama) que permite o controle da doença e assegura a sua sanidade.

Outros exames podem ajudar na melhoria do rebanho e valorizar o produto no mercado, como é o caso das Análises de Carcaças de animais vivos, por meio da tecnologia de ultrassom. Esse exame avalia a área de olho-de-lombo (AOL), acabamento de gordura subcutânea ou de cobertura (EGS) e índice de marmoreio (MAR). A partir desses exames, forma-se um conjunto de avaliações que determinam os melhores animais em termos de carne e carcaça.

Para garantir a expansão dos indivíduos, de preferência com boa genética, exames de gestação são outra novidade oferecida pelos laboratórios móveis. Com esses exames é possível melhorar os índices de prenhez ou, ainda, analisar os animais que são aptos para a reprodução, por meio de exames andrológicos.



Laboratórios móveis


Para o desenvolvimento da ovinocultura, o Brasil conta o aporte dos laboratórios móveis abastecidos com instrumentos e ferramentas de avaliação, controle e diagnósticos sempre acompanhados de profissionais da área do agronegócio – médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros.

Primeira – e única – empresa a oferecer todo esse aparato de inovações tecnológicas de diagnóstico e contando com uma equipe capacitada e especializada, o IBS se destaca na realização de procedimentos de monitoramento in loco, fator que faz grande diferença, uma vez que o contato com a realidade de cada local permite oferecer soluções individualizadas, otimizando assim tempo e investimentos.

 
Sobre o IBS


Atuando desde 2006 no setor do agronegócio, o IBS é uma empresa brasileira de consultoria e tecnologia, que desenvolve programas para estruturação e predição da produção, realizando exames de diagnósticos – como os citados acima –, por meio de intenso trabalho de organização reprodutiva dos rebanhos, bem como por meio de atuação no âmbito sanitário, nutricional e de gerenciamento da atividade. Em busca do crescimento da ovinocultura, com conceito de proximidade e compartilhamento de informação, conhecimento e solução, um sonho torna-se realidade para o criador: ter à disposição tecnologia de ponta e suporte profissional, com custo acessível.


Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ibspec.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário